Pages

Subscribe:

Mais de 50 mil torcedores participam da campanha de transplantes de órgãos

Durante os últimos finais de semana, os três principais clubes de futebol do Paraná uniram-se com um objetivo em comum: sensibilizar as pessoas para a importância da doação de órgãos. A campanha idealizada pelo Governo do Paraná esteve presente nos estádios dos clubes durante os jogos dos times pelo Campeonato Brasileiro da Série A e Série B. Ao todo, mais de 50 mil pessoas foram aos estádios durante os três jogos. Contudo, o número de torcedores envolvidos é ainda maior devido à transmissão dos jogos pela televisão e pelas rádios.

Lançada na Escola de Governo do dia 19 de outubro, a campanha “Sou doador com muito orgulho, com muito amor”, que remete a canção “Sou Brasileiro” cantada nas arquibancadas de diversos esportes, teve os direitos autorais da música, de Nelson Biasoli, cedidas gratuitamente.

“Posso dizer que a campanha foi um sucesso. Não somente pela adesão dos clubes a ela, mas também pela participação da torcida que entendeu o quanto é importante a doação de órgãos para salvar vidas”, afirmou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior. De acordo com Moreira, o Paraná, dos estados do Sul, é o que menos realiza transplantes proporcionalmente.

“O apoio de todos para mudarmos esse quadro é fundamental”, complementou Moreira, que também reforçou a importância da adesão participação dos veículos de comunicação na campanha. Como parte de divulgação, integrantes das torcidas organizadas dos clubes distribuíram materiais informativos sobre a campanha antes do início dos jogos.

Nos três jogos, além de os jogadores entrarem em campo com camisas da campanha, a Central de Transplantes do Paraná convidou alguns transplantados para assistirem as partidas. Um dos dez transplantados que estiveram presentes nos jogos, Estrugildo Hannemann, 61, que recebeu um coração há três anos, elogiou a campanha.

“As pessoas muitas vezes deixam de doar por falta de conhecimento. Explicar a população que esse gesto simples pode salvar vidas é fundamental para que sejam salvas milhares de vidas que hoje aguardam na fila de transplantes”, enfatizou ele que contou com a solidariedade de uma mãe de Paranaguá que perdeu o filho em um acidente de trânsito.

ESPERA - Segundo dados da Central de Transplantes, até o final de outubro deste ano, o Estado realizou 998 transplantes. Outras 2.635 pessoas estão na fila à espera de um órgão. “Com a iniciativa, aumentamos a torcida pela vida e esperamos que as pessoas compreendam e sejam solidárias a aqueles que estão na fila de espera”, disse a diretora da Central, Schirley Batista.

A implantação de seis Organizações de Procura de Órgãos (OPOS) com o objetivo de servir de ponte entre as comissões internas dos hospitais e a Central de Transplantes, ajudando na identificação de doadores, na abordagem das famílias e na manutenção desses doadores até o transplante, além de outras mobilizações e o credenciamento de novos hospitais para a realização de transplantes foram outras iniciativas do Governo para aumentar o número de doadores.

Além dos clubes, a campanha também contou com o apoio das torcidas organizadas dos três clubes – Fanáticos (Atlético Paranaense), Império Alviverde (Coritiba) e Fúria Independente (Paraná Clube).

Fonte Assessoria de Imprensa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...