Ao contrário do que se pensa, a classificação da São Lucas para a decisão da Chave ouro não é a primeira do futsal de Paranavaí em um estadual adulto.
O site Radiogol recebeu as informações do dirigente e ex-técnico Rafael Octaviano, também escritor de um livro sobre as histórias do futsal na cidade, e que relembra as demais disputas de título, sempre em formatos diferenciados da atual Chave ouro. Essa é a quarta vez que um time de Paranavai decide um título do futsal (antigo futebol de salao paranaense) com chances de conquistar o título, sempre lembrando que de 1973 a 1994 era disputado a Taça Parana e as finais eram realizadas em quadrangulares, hexagonais ou finais olimpicas:
1976 - A Demafra foi a campeã no Ginásio de Esportes Lagoão (Apucarana) com aproximadamente 4.000 pessoas ao golear o Florença de Londrina pelo placar de 4 a 1 com os 04 gols sendo marcados por Carmo que inclusive foi o artilheiro da competição, nesta oportunidade o Demafra ganhou o direito de representar o Parana no sul brasileiro de seleções no ano seguinte em Florianópolis.
Demafra - Milton, Sopinha, Devaney, Dilvo, Carmo, Perigoso, e Zé Mario.
Florença - Nicola, Tãozinho, Jairo, Tuca, Jadir e Ribas
Classificação:
1º - Demafra/Paranavaí;
2º - Florença/Londrina;
3º - Banestado/Francisco Beltrão;
1977 - A Cotel foi vice-campea perdendo a final para o Florença de Londrina pelo placar de 1 a 0, a equipe paranavaiense teve dificuldades pois ia e voltava no mesmo dia para as partidas, enquanto o adversário ficou hospedado em Campo Mourão (local das finais), o goleiro Renato (in memoriam) da Cotel foi considerado o melhor jogador da competição sendo inclusive convocado pelo técnico do Florença para representar a seleção do Paraná no campeonato brasileiro de seleções.
Cotel - Renato, Beto, Chito, Maritaca, Nakamura, Marquinhos e Milton.
Florença - Henrique, Tãozinho, Jairo, Fuzil, Dada, Tuca, Jadir e Ribas.
Classificação:
1º - Florença/Londrina;
2º - Cotel/Paranavaí;
3º - Assoc. Tagliari/Campo Mourão.
1982 - Após a fundação em 1980 a Farmácia Sao Lucas chegava a sua primeira final em um hexagonal disputado no Ginasio de Esportes Antonio Lacerda Braga dos dias 10 a 14 de dezembro, na ultima partida foi derrotada pelo Circulo Militar/Curitiba pelo placar de 2 a 1, Lambari abriu o placar para a Sao Lucas e Ike fez os dois da virada da equipe curitibana.
Farmácia São Lucas - Madraga, Jorginho, Irineu, Lambari, Paulinho, Romildo, Luizinho, Ronaldo, Wilson, Pestana e Aprigio. Tecnico - Gilmar Pinheiro.
Circulo Militar - Emilio, Ike, Odilon, Didu, Paulinho, Nelsinho, e Ivano.
Classificação:
1º - Circulo Militar/Curitiba;
2º - Farmácia São Lucas/Paranavaí;
3º - Coritiba F.C./Curitiba.
Fonte: Livro "História do Futsal de Paranavaí"
Autores: Rafael Octaviano de Souza e João Carlos Antunes