Leandro Totti tornou-se neste domingo (9) o terceiro piloto da história
da Fórmula Truck a conquistar o título do Sul-Americano. O paranaense
levou o Mercedes-Benz da ABF Racing Team ao terceiro lugar no GP ZF
Astronic, quarta e última etapa, no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta
Gracia, na província argentina de Córdoba. A vitória foi conquistada por
Felipe Giaffone, piloto de um dos MAN-Volkswagen da RM Competições.
Totti chegou à Argentina como terceiro colocado na classificação do
campeonato. Estava oito pontos atrás do líder pernambucano Beto
Monteiro, da Scuderia Iveco, que terminou em oitavo depois de enfrentar
dois estouros de pneu, e tinha seis a menos que André Marques, da RM
Competições, que abandonou a corrida. A corrida teve dois líderes –
Giaffone, na primeira volta, Totti, da segunda à 16ª, e Giaffone, em
todas as demais.
A decisão do título sul-americano consolidou o primeiro evento da
F-Truck na pista de Córdoba, onde mais de 40.000 pessoas acompanharam
uma das corridas mais movimentadas dos últimos anos. A prova argentina
valeu também como sétima das dez etapas do Campeonato Brasileiro, em que
Totti ampliou sua vantagem de 12 para 24 pontos sobre o vice-líder
Monteiro. Agora em terceiro, Giaffone está a 28 pontos do líder.
Esta foi a terceira edição do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck.
Totti junta-se a Roberval Andrade, campeão em 2010, e Giaffone, dono do
título do ano passado. O paranaense da ABF Racing Team buscava sua
quarta vitória consecutiva na temporada – depois de abandonar as etapas
do Velopark e do Rio de Janeiro e do quinto lugar em Caruaru, ele
conquistou a vitória nas corridas realizadas em Goiânia, São Paulo e
Cascavel.
A conquista de Totti foi marcada por uma corrida difícil. “Eu sabia que
seria difícil chegar ao título, porque precisava de um bom resultado na
corrida e sabia que, para isso, teria de ir para cima logo na relargada,
e o meu caminhão estava bom para isso”, comentou. “Num certo momento da
corrida, eu cheguei a pensar em abandonar, estava falhando muito, e a
equipe não deixou porque ainda havia chance com os problemas dos outros
pilotos”, resumiu.
O término da corrida representou um alívio ao piloto, que comemorou seu
primeiro título na Fórmula Truck. “Minha preocupação passou a ser ficar
na pista, e graças a Deus chegamos ao título. E agora temos chance
também de brigar pelo Brasileiro”, lembrou o paranaense da ABF Racing
Team. Faltam três corridas para o encerramento do campeonato nacional,
que acontecerão nas pistas de Guaporé (RS), Curitiba (PR) e Brasília
(DF).
Giaffone, três vezes campeão brasileiro e dono de um título no
Sul-Americano, confessou certa surpresa com o resultado. “Eu já esperava
muita disputa, porque havia um pessoal muito forte atrás de mim. Na
relargada, meu caminhão estava ainda muito bom, mas no final da prova já
estava sem freios”, contou o vencedor, que terminou o Campeonato
Sul-Americano como quarto colocado e subiu para terceiro na
classificação do Brasileiro.
“A corrida teve duas partes diferentes. Eu estava correndo sem pensar em
título, estava desconfortável entre o Totti e o Beto. Eu queria a
corrida, eles queriam o título. Quando o Beto parou com o pneu furado,
eu me preocupei e diminuí o ritmo. “Todo o cenário da corrida mudou,
vários caminhões tiveram problemas, principalmente com os pneus. só
levei o caminhão até o final da corrida. Enfim, foi uma corrida bonita”,
ele definiu.
Paulo Salustiano foi um dos destaques da corrida, levando o caminhão da
ABF/Volvo ao segundo lugar. Foi seu melhor resultado na categoria.
“Fiquei muito feliz, mas eu estava muito preocupado com os pneus, com os
possíveis problemas no motor... Procurei dosar a corrida, no fim
consegui um resultado fantástico”, comemorou o paulista, quinto colocado
na pontuação final do Sul-Americano e também na atual classificação do
Brasileiro.
Luiz Lopes, companheiro de Totti na ABF Racing Team, foi ao pódio pela
primeira vez, em quarto lugar. “Foi uma corrida difícil desde o início,
levei um toque do Benavides, mas consegui ficar na pista e ainda
terminar entre os cinco primeiros”, disse. Valmir Benavides, da Scuderia
Iveco, foi quinto. “Fui punido, caí para último e tentei me manter na
pista, com ritmo para recuperar posições. Confesso que o resultado me
surpreendeu”, admitiu.
A CORRIDA
Na largada, Totti superou Andrade e assumiu a segunda posição. Ao
término da primeira volta, pela linha externa da reta dos boxes, saltou à
frente superando também o pole-position Giaffone. Marques, oitavo no
grid, fechou a primeira volta em quinto lugar, uma posição à frente de
Monteiro, que alinhou em sétimo no grid. A vantagem que os três
primeiros conquistaram na primeira volta foi praticamente aniquilada na
volta seguinte.
O ritmo dos participantes nas voltas iniciais foi bastante homogêneo, a
ponto da diferença entre o primeiro e o sexto colocado depois de cinco
voltas ser de quatro segundos – a vantagem do líder Totti sobre o vice
Giaffone era de 0s851. O líder tinha a volta mais rápida desde a
segunda, quando cobriu o traçado em 1min32s967. Na quinta volta,
Monteiro superou Marques e assumiu o quinto lugar, uma manobra decisiva
para a definição do título.
Na nona volta, Marques passou pela área de boxes para cumprir um
drive-thru por queima de largada e voltou à pista em 12º lugar,
praticamente despedindo-se de suas chances de conquistar o título
sul-americano. Enquanto isso, Monteiro conseguiu, em uma única volta,
ultrapassagens sobre Cirino e Andrade, assumindo a terceira posição, a
quatro segundos e meio do líder Totti – em relação a Giaffone, a
diferença era de três segundos.
Na 12ª volta, Cirino estacionou à beira da pista com problemas em seu
Mercedes-Benz à beira da pista – exatamente ao mesmo tempo em que seu
companheiro de equipe Geraldo Piquet abandonava a corrida nos boxes,
onde já havia estado no início da prova. Foi nessa volta que Giaffone
tomou de Totti o ponto de bonificação pela autoria da volta mais rápida
da corrida, marcando 1min32s940. Foi 27 milésimos de segundo mais rápido
que o rival.
A intervenção programada do Pace Truck aconteceu após 12 voltas, quando
as cinco primeiras posições traziam Totti, Giaffone, Monteiro, Andrade e
Régis Boessio, que receberam pontos de bonificação. A manutenção desse
resultado até a bandeirada final seria suficiente para o título de
Totti. Monteiro, pelo título, teria de superar Giaffone, desde que Totti
não recuperasse o ponto de bonificação pela autoria da volta mais
rápida da corrida.
A relargada foi bem menos atribulada, com todos os pilotos mantendo
distâncias seguras entre si. Totti cruzou a linha de relargada com um
segundo de vantagem sobre Giaffone. O piloto da RM Competições, contudo,
assumiu uma pilotagem um tanto mais agressiva e iniciou forte pressão
sobre o líder – a eventual ultrapassagem de Giaffone sobre Totti também
era suficiente para o título de Monteiro, desde que mantivesse o
terceiro lugar.
Giaffone superou Totti na 16ª volta. Os dois pilotos cumpriram várias
curvas lado a lado. Com as atuações de defesa e de ataque,
respectivamente, Monteiro aniquilou sua desvantagem de um segundo e dois
décimos e passou a integrar a disputa direta pela vitória. Boessio
aumentava sua pressão sobre Andrade. Sua tentativa de ultrapassagem,
contudo, durou poucas curvas – o gaúcho abandonou à beira da pista, com
problemas no caminhão.
Monteiro deu um passo ainda mais significativo para o título na volta
número 19, quando efetuou na reta mais extensão do circuito a
ultrapassagem sobre Totti, assumindo a segunda posição. Nessa mesma
volta, Andrade parou com o câmbio quebrado e Marques voltou aos boxes
para que a RM limpar o parabrisa de seu MAN-Volkswagen, que tinha muito
óleo. Luiz Pucci, piloto da Argentina, abandonou com a quebra da barra
estabilizadora.
A 21ª volta marcou a saída de pista de Totti e a terceira passagem de
Marques pelos boxes, desta vez com um pneu furado. Paulo Salustiano, com
o caminhão da ABF/Volvo, já aparecia em terceiro. Duas voltas depois,
Débora Rodrigues ocupava o sexto lugar e buscava aproximação em relação
ao quinto, Luiz Lopes, quando enfrentou problemas em seu caminhão e
perdeu a posição para Valmir Benavides, parceiro de Monteiro na Scuderia
Iveco.
A história do campeonato começou a ganhar novo rumo na 23ª volta, quando
Monteiro teve o pneu dianteiro furado. Mesmo lento, ele fui para os
boxes para a troca do pneu. O alto número de abandonos da corrida
mantinha a chance de título do pernambucano, que manteve-se em sexto.
Totti, mesmo com sua segunda saída de pista, mantinha-se na pista, em
quarto. À sua frente estava Lopes, seu companheiro na equipe ABF Racing
Team.
A ultrapassagem de Totti sobre Lopes deu-se na 28ª volta. Monteiro havia
acabado de voltar à pista em sétimo, precisando recuperar duas posições
para ser campeão, mas enfrentou mais um estouro de pneu – desta vez,
foi o dianteiro esquerdo. Ele retornou aos boxes na 29ª volta, para a
segunda troca de pneu, situação que o limitava ao sétimo lugar no
resultado final e garantia o primeiro título de Totti na Fórmula Truck.
Monteiro voltou à pista a duas voltas do fim da corrida. A desvantagem
de três voltas, contudo, deixou-o em oitavo no resultado final. Felipe
Giaffone cruzou a linha de chegada depois de 32 voltas com 13s099 de
vantagem sobre Paulo Salustiano, o segundo colocado. Leandro Totti
comemorou o título com o terceiro lugar. Luiz Lopes, quarto, obteve o
primeiro pódio. Valmir Benavides, mesmo abandonando a corrida a duas
voltas do fim, foi quinto.
Após 32 voltas, o resultado final do GP ZF Astronic, em Alta Gracia, foi o seguinte:
1º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1h00min49s984
2º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 13s099
3º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 16s079
4º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 20s297
5º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 2 voltas
6º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM-Competições, a 2 voltas
7º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 3 voltas
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 9 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 13 voltas
Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 13 voltas
Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 14 voltas
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 15 voltas
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 21 voltas
Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 22 voltas
Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 23 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 24 voltas
Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, a 27 voltas
Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, a 27 voltas
Melhor volta: Giaffone, na 12ª, 1min32s940, média de 142,969 km/h
CLASSIFICAÇÃO
A classificação final do Sul-Americano de Fórmula Truck: 1º) Totti, 70 pontos; 2º) Monteiro, 66; 3º) Marques, 64; 4º) Giaffone, 61; 5º) Salustiano, 45; 6º) Jardim, 39; 7º) Cirino, 38; 8º) Andrade, 36; 9º) Benavides, 25; 10º) Piquet, 20; 11º) Boessio, 19; 12º) Marinelli, 15; 13º) Martins, 11; 14º) Bueno, 10; 15º) Pucci, 9; 15º) Rodrigues, 9; 17º) Maistro e Fittipaldi, 6; 19º) L. Reis, 5; 19º) Gomes, 5; 21º) Dirani, 4; 22º) Muffato, 3; 23º) J. Reis, 2; 24º) Lopes, 15.
No Brasileiro, a classificação do campeonato é: 1º) Totti, 129 pontos; 2º) Monteiro, 105; 3º) Giaffone, 99; 4º) Marques, 81; 5º) Salustiano, 70; 6º) Cirino, 66; 7º) Andrade, 63; 8º) Benavides, 44; 9º) Jardim e Marinelli, 39; 11º) Boessio, 38; 12º) Piquet, 36; 13º) L. Reis, 33; 14º) Rodrigues, 32; 15º) Maistro, 30; 16º) Martins, 31; 17º) Bueno, 21; 18º) Lopes, 18; 19º) Pucci, 17; 20º) J. Reis, 11; 21º) Dirani, 9; 22º) Muffato e Fittipaldi, 7; 24º) Gomes, 5.
A classificação final do Campeonato Sul-Americano entre as Marcas da Fórmula Truck é a seguinte: 1º) Volkswagen, 163 pontos; 2º) Mercedes-Benz, 137; 3º) Iveco, 94; 4º) Volvo, 70; 5º) Scania, 40; 6º) Ford, 9. No Brasileiro de Marcas, a três etapas do término da temporada de 2012, a pontuação é a seguinte: 1º) Volkswagen, 243; 2º) Mercedes-Benz, 241; 3º) Iveco, 169; 4º) Volvo, 138; 5º) Scania, 98; 6º) Ford, 14.
Fonte: Formulatruck.com.br