O atual campeão, Minas Tênis Clube (MG), tenta defender a hegemonia conquistada em dezembro, na cidade catarinense de Joinville, em cima dos então donos da casa, a Krona/Joinville, que buscava o bicampeonato. As duas equipes estarão em grupos diferentes este ano, e terão fortes adversários que também querem o título.
No grupo do Minas, o E1, está o tradicional clube gaúcho de Carlos Barbosa, que quer conquistar a terceira Taça Brasil de sua história. Goiás (GO) e América (RN), tradicionais nos gramados e cujos Estados conseguiram o acesso à Divisão Especial para esta edição, também querem fazer bonito. Já o grupo E2 conta, além da Krona, com o Fundeavel/Cascavel (PR), que disputará este ano a Liga Futsal Masculina. Outro time da Liga é o Atlântico/Apti/Uri Erechim (RS), que sedia a competição em 2013. Do Nordeste, estarão o Maracanã (CE) e o Tigre (PE) – este último, sempre um adversário forte em diversas edições da Taça Brasil.
Regulamento
O formato do torneio é o já adotado tradicionalmente nos certames da Confederação Brasileira de Futsal. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam para as semifinais, quando o primeiro colocado de uma chave enfrenta o segundo da outra. As duas equipes com as piores posições na classificação geral farão com que o Estado que elas representam dispute a Primeira Divisão em 2014. O vencedor, além da glória do título, garantirá uma vaga na edição 2013 da Superliga de Futsal, que será realizada em dezembro na cidade de Moita Bonita (SE). Confira o hotsite especial da competição