Pages

Subscribe:

Após doping, Marcos Gomes dá a volta por cima e vence em Cascavel

Para um piloto de alto nível, não existe vício maior do que a vitória. Mas conquistar novamente o lugar mais alto do pódio não foi problema para Marcos Gomes na sexta etapa da temporada 2013 da Stock Car.
Na pista molhada do autódromo de Cascavel, que embolou o grid e causou diversos acidentes durante a corrida, a prova terminou sob bandeira vermelha após um forte acidente com Daniel Serra.
Mas o asfalto escorregadio também premiou a velocidade e a persistência do piloto do carro 80. Voltando à categoria após uma suspensão por doping no ano passado, o filho do tetracampeão Paulo Gomes foi soberano no circuito paranaense, e conquistou sua quinta vitória na categoria, a primeira em quatro anos. Uma sensação que levou o piloto mais uma vez às lágrimas.- Quatro anos que pareceram cinquenta. Desde que entrei na categoria, sempre fui competitivo. Quando você se acostuma a essa emoção, ficar sem ela é muito difícil. Eu sabia que a gente seria muito competitivo na chuva, e com sorte ou sem sorte, a gente estava precisando dessa vitória – disse Marquinhos após a prova. O competidor, que ficou fora da segunda metade do campeonato de 2012, retornou às pistas pela equipe de Carlos Alves, ex-piloto e grande adversário de seu pai na Stock durante as décadas de 1980 e 1990.
Marcos Gomes vitória Stock Car Cascavel (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Emocionado, Marcos Gomes comemora a vitória em Cascavel (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Disputas e acidentes sobre o asfalto molhado
A chuva que caiu sobre o autódromo de Cascavel no sábado também deu as caras no domingo. Como as condições climáticas durante o treino classificatório deixaram os favoritos para trás, nenhum dos dez primeiros do grid eram pilotos que figuram entre os 15 primeiros do campeonato. Por medida de segurança, a prova começou sob intervenção do safety car, que só deixou a pista molhada na terceira volta. Apesar do cuidado na disputa por posições, as ultrapassagens não demoraram a acontecer no pelotão intermediário, já que pilotos como Cacá Bueno (largando em 23º), Valdeno Brito (19º) e Ricardo Zonta (26º) chegaram a ganhar quatro posições nos primeiros dez minutos.
Antes da paradas para reabastecimento, a briga pelo 15º lugar pegava fogo, com Cacá Bueno, Allam Khodair e Thiago Camilo invertendo posições entre si a cada volta. Um pouco mais à frente, Átila Abreu, Daniel Serra e Ricardo Maurício já se infiltravam entre os dez primeiros colocados, também protagonizando belas disputas. Enquanto isso, o pole Marcos Gomes seguia na liderança sem ser ameaçado, ajudando a formar um “trilho” no asfalto molhado, já que a chuva diminuía a cada volta. Atrás dele, Ricardo Sperafico, Diego Nunes e Julio Campos mantinham suas posições de largada.
Marcos Gomes Ricardo Sperafico Julio Campos Stock Car Cascavel (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Marcos Gomes controlou os adversários na sexta etapa da temporada (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
A primeira bandeira amarela aconteceu na 19ª volta, a menos de 20 minutos para o fim da prova, quando Felipe Lapenna rodou na entrada da reta dos boxes e seu carro ficou em posição perigosa. A esta altura, Daniel Serra, que havia partido da 12ª posição, já aparecia em sexto, atacando David Muffato assim que o carro de segurança deixou a pista. Logo na volta seguinte, muitos pilotos foram para os boxes, inclusive o líder – o que deixou Julio Campos momentaneamente na ponta. Quando o carro 4 fez sua parada, foi a vez de Khodair assumir a primeira posição.
Assim que todos fizeram suas paradas, a cerca de cinco minutos para o fim da prova, Marcos Gomes reassumiu a liderança, mas logo a corrida seria interrompida novamente pelo safety car. A nova intervenção foi em decorrência de uma batida entre Popó Bueno e Nonô Figueiredo, que acabou envolvendo Lico Kaesemodel e deixou os carros de Nonô e Lico parados à beira da pista. Resultado? Competidores novamente em fila indiana para mais uma relargada, praticamente sem diferença entre os carros.
Julio Campos Ricardo Sperafico Stock Car Cascavel (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Daniel Serra (29) e Ricardo Maurício (90) logo apareceram entre os primeiros (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
A relargada provocou novas mudanças de posições atrás de Gomes, mas não houve tempo para que os carros dessem mais do que uma volta, em vez das três previstas até a bandeirada. Um acidente forte de Daniel Serra, que bateu de frente no muro interno da reta principal após uma disputa pelo quarto lugar com Diego Nunes, provocou o acionamento da bandeira vermelha e o consequente encerramento da prova, valendo as posições da volta a terior. O carro 29 ficou danificado e atravessado na pista, quase sendo atingido pelos demais competidores, mas pela aplicação da regra, manteve a quinta posição na classificação final. Julio Campos, em segundo, e Ricardo Sperafico, em terceiro, completaram o pódio.
Veja o resultado da sexta etapa da Stock Car 2013, em Carcavel (PR):
1. Marcos Gomes – carro 80 da Carlos Alves

2. Júlio Campos – carro 4 da Mico’s Racing
3. Ricardo Sperafico – carro 20 da ProGP
4. Diego Nunes – carro 70 da Bassani Racing
5. Daniel Serra – carro 29 da RBR Mattheis
6. Ricardo Maurício – carro 90 da RC
7. David Muffato – carro 35 da Carlos Alves
8. Sergio Jimenez – carro 73 da VS Racing
9. Thiago Camilo – carro 21 da RCM
10. Valdeno Brito – carro 77 da A. Mattheis
11. Cacá Bueno – carro 0 da RBR Mattheis
12. Fábio Fogaça – carro 72 da Vogel
13. Allam Khodair – carro 18 da Vogel
14. Rubens Barrichello – carro 111 da Full Time
15. Ricardo Zonta – carro 10 da RZ Motorsport
16. Luciano Burti – carro 14 da Boettger
17. Tuka Rocha – carro 25 da RZ Motorsport
18. Popó Bueno, carro 74 da A. Mattheis
19. Galid Osman – carro 28 da RCM
20. Max Wilson – carro 90 da RC
21. Rafa Matos – carro 2 da Hot Car
22. Vitor Genz – carro 46 da Gramacho Racing
23. Rodrigo Sperafico, carro 19 da Mico’s Racing
24. Duda Pamplona – carro 23 da ProGP
25. Wellington Justino – carro 26 da Hot Car
26. Alceu Feldmann – carro 82 da Full Time
27. Beto Cavaleiro – carro 7 da Cavaleiro Racing

Não completaram

Nonô Figueiredo, carro 11 da AMG
Lico Kaesemodel – carro 63 da Boettger
Átila Abreu – carro 51 da AMG
Felipe Lapenna – carro 27 da Cavaleiro Racing
Rodrigo Pimenta – carro 3 da Gramacho Racing
Denis Navarro, carro 5 da VS Racing
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...