Pages

Subscribe:

Melhor time júnior do PR em 2010, Iraty lamenta ausência na Copinha

O ano de 2010 da equipe júnior do Iraty foi recheado de conquistas. Além de levar o título da Copa Tribuna de futebol, o time sub-18 do Azulão formou a base da equipe que venceu o Campeonato Paranaense Sub-20. Mesmo mostrando ter o melhor time do Estado nessa faixa etária, o clube não foi convidado para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior campeonato da categoria no Brasil. 

O fato indignou a direção e, principalmente, o técnico da equipe, Cláudio Tencati. “A Federação Paulista, que é quem organiza o campeonato, disponibilizou três vagas para a Federação Paranaense, que as distribuiu para Coritiba, Atlético-PR e Paraná Clube. Na minha opinião, essa distribuição foi errada, pois o Iraty teve mais conquistas que os três times da capital em 2010. Inclusive, vencemos eles na Copa Tribuna e no Paranaense Sub-20”, comentou Tencati.

A expectativa do Iraty era repetir a campanha de 2005, quando foi até a semifinal da Copinha, sendo eliminado pelo Corinthians. A confiança nos garotos aumentou ainda mais quando, mesmo tendo média de idade inferior ao dos clubes da capital, o Azulão venceu Coxa e Atlético-PR no Paranaense Sub-20. “Daquela equipe, havia sete ou oito titulares com menos de 18 anos, enquanto Atlético e Coritiba tinham um time mais velho. Isso mostrou o potencial da nossa equipe. Acredito que seríamos uma das melhores equipes da Copa São Paulo”, opinou o treinador. 

Tencati foi contratado em dezembro de 2009 para coordenar as categorias de base do Azulão. O presidente do clube, Sérgio Malucelli, contava com a participação na Copa São Paulo deste ano, mas foi surpreendido quando foram anunciados os representantes do Paraná na Copinha. “Fizemos uma reformulação no primeiro ano de trabalho e o resultado foi surpreendente. Estávamos havia cinco anos sem ganhar título, buscamos atletas de outros Estados, fizemos parcerias com Mirassol e outros clubes, tudo pensando num curto prazo. Mas o trabalho foi por água abaixo”, lamentou Tencati.

O ponto positivo no ano, segundo o treinador, foi a evolução dos jovens jogadores. Do elenco que deve iniciar o Campeonato Paranaense no próximo dia 16, e a Copa do Brasil, em fevereiro, 11 atletas são das categorias de base do clube. O técnico Gilberto Pereira disse que
espera usar a maioria dos meninos em todo o campeonato. “É claro que tem os prós e contras: faltará experiência para o time, mas sobrará disposição e força de vontade. Mas o nosso ideal é sempre revelar, ao invés de buscar jogadores já rodados”, disse Pereira.

Com mudança para Londrina, equipe base deve enfraquecer
A parceria entre LEC (Londrina Esporte Clube) e SM Sports - empresa do presidente do Iraty, Sérgio Malucelli – pode ser prejudicial à base do Iraty. Após a investida mal sucedida de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Azulão, a empresa deve apostar as fichas na força do Londrina para conseguir a vaga em 2012. Com isso, os jogadores que estão em Irati serão transferidos ao Norte do Estado.

Segundo o coordenador das categorias de base do clube, Claudio Tencati, haverá uma divisão de jogadores para os dois clubes. Entretanto, ele confessou que a prioridade pode ser o LEC. “O Londrina tem mais força junto à Federação Paranaense, por ser uma cidade maior, um time mais tradicional. Talvez, com essa atitude, consigamos jogar a Copinha no ano que vem”, falou.

Tencati afirmou que fará uma reunião com Sérgio Malucelli para definir o trabalho com a equipe de juniores. Ele adiantou que haverá dois times diferentes, e que eles serão treinados no novo CT (Centro de Treinamento) de Londrina. Para o ano de 2012, a incerteza quanto à base do Iraty é ainda maior. Isso porque o mandato de Malucelli no clube termina este ano. Caso não se reeleja, o Azulão terá de reformular todo o elenco, tendo em vista que a SM Sports é detentora dos direitos de quase todos os atletas. 

A diretoria do Iraty confessou que o destino é incerto, mas que o clube vai continuar normalmente. A única certeza é que o time do Azulão será o mesmo que vai disputar a Segundona do Paranaense pelo Londrina, a partir de maio. No entanto, não se sabe ao certo se os atletas retornarão a Irati depois disso.

Fonte: Diário de Guarapuava
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...