Pages

Subscribe:

Londrina desiste de sediar Olimpíadas



Londrina não será mais sede dos Jogos Olímpicos Escolares de 2011. A confirmação foi feita ontem através de um comunicado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador da maior competição do esporte amador brasileiro, enviado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL). 
A Prefeitura alegou falta de recursos para sediar o evento. Segundo o órgão, o orçamento inicial, passado pelo COB em fevereiro, era bastante inferior. ''O orçamento que o COB nos passou em fevereiro girava na casa de 700, 800 mil reais, mas após um novo levantamento chegamos ao valor de 1,8 milhão, e a cidade infelizmente não possui este recurso'', disse o presidente da Fundação Esportes  de Londrina , Claudemir Vilalta.
 

Inicialmente, os jogos deste ano seriam realizados em Joinville, mas a cidade catarinense não apresentou número suficiente de leitos em hotéis para abrigar todas as delegações participantes. A confirmação de Londrina como nova sede veio durante visita de integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro à cidade, há cinco meses. Na oportunidade, o prefeito Barbosa Neto confirmou a realização da competição para atletas de 15 a 17 anos em uma de suas entrevistas coletivas semanais.

Na tentativa de evitar que a cidade perca a oportunidade de sediar o evento pela segunda vez - a primeira foi em 2009 - o presidente do Londrina Convention Visitors e Bureau, Reinaldo Júnior, se reúne com o governador Beto Richa, em uma audiência hoje pela manhã na capital do Estado. ''Vamos buscar o apoio do governador para tentar reverter esta situação. Não é um gasto, é um investimento'', destacou.

Segundo levantamento do Londrina Convention, as Olimpíadas Escolares podem movimentar mais de R$ 7 milhões na economia londrinense. ''São ao todo cinco mil atletas dos 27 estados brasileiros hospedados por dez dias na cidade'', analisou Júnior, que calcula o uso de 27 mil diárias em hotéis, 50 mil refeições e 11 mil diárias de locação de veículos durante os jogos.

Na visita ao governador, Júnior e a comitiva londrinense tentarão o apoio de Beto Richa para levantar R$ 1 milhão que restam para organizar o evento deste ano. Assim, ele espera também convencer o COB a devolver a realização das Olimpíadas de 2012, que também estavam marcadas para Londrina e foram canceladas, após a desistência da administração municipal de receber o evento deste ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...