Pages

Subscribe:

Estadual2012: rebaixamentos provocam enfraquecimento


O clima de lamentação não predominou após o Atletiba decisivo do último fim de semana. Alviver­­des apreciaram o rebaixamento do rival; rubro-negros ficaram felizes em impedir o Coxa de chegar à Libertadores. Mas o futebol do estado – sem rivalidade para se escorar – pode chorar à vontade. 
Levando-se em conta a representatividade dos times de cada federação no Brasileirão, o Cam­­peo­­nato Paranaense será apenas o sétimo em importância no próximo ano – no mesmo nível dos regionais da Bahia e Goiás. 
Serão apenas duas equipes de Série A ou B – Coritiba e Atlético, respectivamente – em ação no torneio local. O declínio do PR-2012 foi potencializado pela ausência paranista – rebaixado ao segundo escalão local. 

Pelo mesmo critério de presença entre os 40 principais clubes do país, o Estadual de 2011 foi o quarto mais importante, ao lado do Gaú­cho. Na próxima temporada, po­­rém, as disputas em Santa Cata­­ri­­na (com quatro times nas duas divisões principais) e Pernambuco (com duas equipes na elite) deixam o Pa­­raná para trás. Os Campeonatos Paulis­ta, Carioca e Mineiro estão no topo da lista de representatividade. 

O patamar do Paranaense não ficava tão baixo desde 1991, quando o Tricolor iniciava sua trajetória na Terceirona, o Coritiba estava na Segundona e apenas o Atlético figurava entre os grandes. 

Apesar de defender que o torneio não será afetado, o vice-presidente da Federação Parana­­ense de Futebol, Amilton Stival, admite o enfraquecimento. 

“É lamentável o Atlético cair, o Paraná não subir e o Coritiba não chegar à Libertadores. Perde-se um espaço importante, os times não terão tanta divulgação. É ruim para nós, para os clubes, pois não há um engrandecimento dentro do país”, analisa. 

A opinião é reforçada pelos próprios dirigentes da dupla Atletiba. 

“Até acho que [sem o clássico no Brasileirão] este é um bom momento para valorizarmos o Estadual, mas termos um time a menos na divisão de elite nacional é uma perda tremenda para o futebol paranaense. Fomos superados por ou­­tros estados por causa disso”, afirma o superintendente de futebol do Coritiba, Felipe Ximenes. 

“O Atlético terá uma exposição menor na imprensa nacional. Os times da Série A são mais vistos”, diz o coordenador de marketing do Furacão, Jackson Mattos.

Menos times na elite, menos divulgação nacional, perda de importância... Apesar de o cenário ser desfavorável, nada é irreversível. É o que pensa o economista e especialista em marketing esportivo Fernando Ferreira. 

“Eu sou otimista, pois os clubes paranaenses têm um histórico recente de boa gestão. Vejo o Cori­tiba em um momento estável, e a queda do Atlético é pontual. A situação vai melhorar”, confia. 

Exceção, Gilson Kleina comemora ano vitorioso 

Em uma temporada que se encerra com o futebol paranaense perdendo valor em relação a outros estados, o curitibano Gilson Kleina tem o que comemorar. O treinador conduziu a Ponte Preta até a fase final do Paulistão e depois conseguiu o acesso à Série A do Brasileiro com a Macaca. 

“O ano foi de grande valia, pois conseguimos as metas que estabelecemos, principalmente a vaga na Primeira Divisão. O clube já estava há muito tempo na Segundona [desde 2006]”, lembra. “Além disso, é bom ter um treinador do estado que encaixa um bom trabalho”, emenda o técnico que vem a Curi­tiba na próxima semana para curtir as férias. 

Kleina virou exceção em 2011. Enquanto gozava de tranquilidade na Ponte, sendo até convidado para dirigir o Fluminense no primeiro semestre, outros técnicos conterrâneos penaram. 

Adilson Batista, em um único ano, foi demitido de Santos, Atlé­­ti­­co e São Paulo. Cuca caiu no Cru­­zei­­ro, salvou o rival Atlético-MG do re­­baixamento, mas encerrou o Nacional em baixa após a goleada de 6 a 1 sofrida para o ex-clube. Já Caio Júnior manteve o Botafogo entre os primeiros da Série A, mas não resistiu a um momento instável e foi mandado embora. 

“Foi um momento ruim deles deste ano. Somos um celeiro de ótimos treinadores, são todos gabaritados e vão se recuperar com certeza”, ameniza Kleina, que já grantiu a renovação de contrato com a Ponte. 
Fonte Gazeta do Povo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...