Pages

Subscribe:

Primeiro título da história do Paraná Clube completa 20 anos hoje

Há exatos 20 anos, o Paraná Clubeconsagrava-se campeão paranaense pela primeira vez. Com um gol de Ednélson, aos 19 minutos do segundo tempo, a equipe paranista conseguiu o empate contra oCoritiba e o resultado de 1 a 1 garantiu o caneco ao clube que “já nasceste gigante”.
Campeonato Paranaense de 1991 foi a 77° edição do estadual e teve três fases. Na primeira, as seis melhores equipes folgaram e o restante foi dividido em três grupos de seis clubes. Na segunda, dezenove equipes – novamente em três grupos – lutaram para a classificação de dez para a fase final.

A última fase foi composta por catorze equipes em turno e returno, com o campeão saindo dos pontos corridos. O torneio teve o recorde de vinte e quatro times participantes, tendo a estreia de Esporte Clube Mixto Bordô, de Telêmaco Borba e Grêmio Esportivo Recreativo, de Goioerê (campeão da divisão de acesso do ano anterior). A competição teve média de quatro gols marcados por partida e um novo campeão: o Paraná Clube.
A campanha paranista teve 26 jogos, sendo 17 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Foram 52 gols marcados, contra 21 sofridos, tendo saldo positivo de 31. Os comandados de Otacílio Gonçalves renderam um aproveitamento de 75%.
No dia 08 de dezembro de 1991, o Tricolor enfrentou o Coritiba e precisava apenas de um empate para se sagrar campeão. E foi isso que ocorreu. Após sair atrás do placar – com um gol marcado por Pachequinho, aos 29 minutos do 1º tempo – o Paraná foi para cima e depois de alguns gols perdidos, teve a salvação nos pés de Ednélson. O lateral-esquerdo recebeu a bola na entrada área e chutou cruzado, explodindo a imensa e maioria nação paranista presente ao Couto Pereira.
Autor do gol histórico e atual auxiliar-técnico do Paraná Clube, Ednélson acredita que o Tricolor vai retomar o seu caminho. “Nós somos clube grande. Tenho certeza que, com planejamento e união entre todos, vamos resgatar a hegemonia do Estado”, aposta.
Fonte: redacaoemcampo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...