Pages

Subscribe:

Guarapuava é uma das candidatas a sede do arbitral da Chave Ouro 2012

O presidente do Clube Atlético Deportivo, José Válter Liberato, informou que o clube guarapuavano se ofereceu para sediar o arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal da Chave Ouro e está aguardando a decisão da Federação Paranaense de Futebol de Salão, que deverá anunciar a cidade sede na próxima semana.

Além de Guarapuava, Ponta Grossa desponta como uma das favoritas para sediar a reunião, marcada para o próximo dia 11 de fevereiro, que definirá a fórmula e a tabela da Chave Ouro 2012. Além de Ponta Grossa, Curitiba e Campo Mourão já teriam mostrado interesse em serem sedes.

A favor de Guarapuava está sua localização geográfica. Como está localizada na região Centro-Sul do Estado do Paraná e tem seu principal acesso pela rodovia 277 (que corta o estado de leste à oeste), o deslocamento para a cidade não representaria uma viagem muito longa para nenhuma das equipes participantes da Chave Ouro de Futsal.

Equipes podem enviar sugestões de fórmulas até o dia 1º

No Ofício Circular nº 002/2012 da FPFS, a entidade fixou o dia 01 de fevereiro (uma quarta feira) como o último dia para as equipes enviarem sugestões para a fórmula do campeonato deste ano. Para serem debatidas e aprovadas, ou não, durante o arbitral.

No arbitral do ano passado, realizado em Marechal Cândido Rondon, uma das grandes polêmicas foi justamente sobre o prazo para a apresentação de novas sugestões de fórmulas. No dia da reunião, depois que o prazo já tinha se esgotado em alguns dias, o representante do Umuarama Futsal (e vice presidente da FPFS) apresentou uma nova fórmula que foi aprovada pela maioria dos clubes, indo contra a resolução anterior da própria Federação.

A equipe de Guarapuava chegou a protocolar um Mandado de Garantia contra a fórmula aprovada no arbitral de 2011 e uma das alegações era justamente o não cumprimento do prazo estipulado pela FPFS. No entanto o Pleno do Tribunbal de Justiça Deportiva entendeu que não houve irregularidade alguma e manteve a competição no formato aprovado na reunião em Marechal, dividindo a Chave Ouro em 1ª parte (com 13 equipes, sem os 3 clubes da Liga Futsal) e 2ª parte (com as 16 equipes).

Equipes se dividem sobre fórmula da competição

Indagado se o clube de Guarapuava apresentará uma sugestão de fórmula similar a de 2010, o presidente Liberato informou que a Comissão Técnica, o Grupo Gestor e a Diretoria ainda vão se reunir para avaliar e decidir se o clube apresentará alguma sugestão.

No entanto, pelo menos à primeira vista, parece ser inevitável que algum(ns) clube(s) apresentem a sugestão da volta da fórmula de 2010, quando a Chave Ouro não era dividida em duas competições e as equipes da Liga Futsal jogavam o mesmo número de partidas das demais equipes pelo estadual no decorrer da temporada.

Clubes que naturalmente estariam inclinados a este pensamento são Guarapuava e Ciagym Maringá, já que ambos entraram no ano passado com Mandados de Garantia contra a fórmula de 2011. Outras equipes já demonstraram o mesmo pensamento como, por exemplo, o Pato Branco: "Permanecer nesta fórmula de 2011 seria como se o Campeonato Carioca de futebol não tivesse Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, não teria valorização", afirmou o presidente do Pato Branco, Luiz Sérgio Lavarda, o "Lavardinha".

Outras equipes que estariam à favor da volta da fórmula antiga (segundo informações de bastidores) são Paraná Clube, Quedas do Iguaçu e, surpreendentemente, o Marreco Futsal. O time beltronense foi o principal beneficiado pela fórmula de 2011, já que se sagrou campeão da Chave Ouro Primeira Parte (sem competir contra as equipes da Liga Futsal). Mesmo assim, na visão da nova diretoria, é preferível voltar à fórmula de 2010.

Por outro lado, as equipes da Liga Futsal (principalmente o Umuarama, que sugeriu a nova fórmula no ano passado) provavelmente defenderão a fórmula de 2011 (embora muitos em Marechal tenham criticado o formato do campeonato do último ano após de seu término), já que ela diminui consideravelmente o número de jogos destas equipes na primeira fase da Liga Futsal. Além disso, estes clubes não estão sós e contam com o apoio de equipes que não jogam a Liga como o Corbélia e o São Lucas de Paranavaí, que foi vice-campeão da Chave Ouro Segunda Parte no ano passado.

Este debate sobre a fórmula da Chave Ouro de 2012 ainda promete muitas discussões e ponderações das equipes: o que é muito bom para o futsal do estado, já que em 2011, não houve tempo hábil para uma discussão mais aprofundada da nova fórmula, o que deixou muitos descontentes e a competição longe de ser um consenso entre os clubes, os torcedores e os profissionais ligados ao futsal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...