Pages

Subscribe:

Após 35 anos, Atle-Tiba volta a ser disputado na Vila Capanema Noticia original: ATLETICO - Após 35 anos, Atle-Tiba volta a ser disputado na Vila Capanema

O primeiro Atle-Tiba da temporada tem data marcada: será na quarta-feira de cinzas (22) às 19h30, na Vila Capanema. O estádio já foi palco da decisão do Paranaense de 1968, considerado por muitos como um dos mais disputados campeonatos do estado em toda sua história. Aquela vez, o Coxa levou a melhor e ficou com a taça.
O maior clássico do futebol paranaense vai marcar a 10ª rodada do campeonato regional. E, por falar em Paranaense, Coritiba e Atlético-PR já se enfrentaram 311 vezes em partidas oficiais desde seu primeiro confronto, sendo que destas, 244 foram pelo Campeonato Paranaense.


No entanto, se forem considerados todos os jogos disputados também em partidas amistosas e não oficiais, o número aumenta para 346 já realizados.
O clássico que movimenta todo o estado e mexe com as torcidas tem muita história para contar.
O número não é significativo apenas na quantia de partidas disputadas. Isto porque elas agregam disputas em vários campeonatos. Além do Paranaense, o clássico Atle-Tiba já aconteceu em 18 competições diferentes, sem contar o Campeonato Brasileiro das séries A e B e a Seletiva para  a Libertadores de 99.
Se a questão são números do total de embates, o Verdão sai na frente. Até agora, são 96 vitórias, contra 74 empates e 73 derrotas. Sobre os placares mais frequentes, em primeiro lugar está o típico dos clássicos brasileiros: já tivemos o 1×1 por 53 vezes em Atle-Tibas. Já o próximo placar mais comum é favorável ao Coxa: por 32 vezes, o Coritiba levou a melhor vencendo o Atlético-PR por 2×1.
Após 35 anos, Atle-Tiba volta a ser disputado na Vila

O estádio Durival Britto e Silva recebe o clássico após 35 anos. O último encontro na Vila Capanema teve vitória do Coxa, por 3×1, no dia 23 de janeiro de 1977, em partida amistosa, pela IV Taça Cidade de Curitiba.



Nos confrontos realizados lá, foram 8 vitórias do Coxa, 3 empates e 5 vitórias do Atlético. O Coxa fez 35 gols e sofreu 23.



Fonte: Grupo Helênicos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...