Pages

Subscribe:

Paranaenses preferem times de fora

Theo Marques64,4% dos paranaenses torcem para times de fora do Estado. Esta foi uma das conclusões do ''Estudo sobre o Potencial de Consumo das Torcidas Brasileiras'', feita pela empresa Pluri Consultoria divulgada na terça-feira (20). A média nacional é de 44,4% de torcida para clubes do mesmo estado e de 55,6% para times de fora. Apenas 35,6% daqueles que se interessam por futebol escolheram times do Paraná para torcerem. 
Nesse quesito, o campeão é o Rio Grande do Sul, com 97,2% fiéis aos clubes gaúchos. O Rio de Janeiro fica em segundo lugar, com 96%, seguido por São Paulo, com 94,8%, Minas Gerais, com 63,4%, e Pernambuco, com 60,4%. ''Estes são os únicos cinco estados em que a torcida prefere mais os times locais do que os times de fora, mais uma mostra da tendência à concentração de torcidas no País'', ressaltou no relatório, o economista Fernando Pinto Ferreira, da Pluri, responsável pelo estudo. 
O levantamento é dividido em três relatórios e, nesta primeira pesquisa informou o tamanho das torcidas. O estudo ouviu 10.545 pessoas de 144 cidades em todas as regiões do País e também usou dados do Censo do IBGE. 

A média nacional de interesse pelo futebol (79%) também é bem superior à demonstrada no Paraná. De acordo com a pesquisa, 33% dos 10 milhões de paranaenses não torcem para nenhum clube. Nesse ranking, o Estado é apenas o 10.º colocado. Os líderes são o Rio Grande do Sul, com 90% de torcedores declarados, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com 87% cada. ''O Paraná é o único estado entre os oito principais do País que apresenta um nível acima da média nacional de desinteresse por algum clube'', completou o economista no documento. 

O Flamengo segue como a maior torcida do Brasil, com 29 milhões de torcedores (15% do total), seguido por Corinthians, com 25 milhões (13%) e São Paulo, com 16 milhões de torcedores (8%). 

Ponto de encontro 

Na capital, apesar de grande parte da torcida ser para times como Coritiba, Atlético e Paraná, existem diversos pontos de encontro de torcedores de outras equipes. É o que acontece com alguns bares, entre eles o Ball Bull, no bairro Água Verde. De acordo com o proprietário Hamilton Ganho é grande a concentração de colorados no estabelecimento, principalmente para assistir ao Campeonato Gaúcho aos domingos. ''Dá uma média de 150 a 200 torcedores para acompanhar os jogos. Além disso, eles também conferem as partidas da Libertadores, então sempre está cheio'', destaca. 

Em outro canto da cidade, no bairro Mercês, o Bar do Botafogo, como o nome sugere, reúne torcedores da equipe carioca. A proprietária Cristiana Mazzarotto conta que o nome surgiu por causa do time em que seu pai jogava, o Botafogo, que disputava o campeonato metropolitano. ''Após as partidas, meu pai e os jogadores se reuniam aqui e isso acabou chamando a atenção, e torcedores do Botafogo carioca passaram a frequentar. A partir disso virou um reduto botafoguense na cidade'', afirma. 

Campanha 

Justamente pensando em reverter este quadro, o Coritiba lançou no mês de fevereiro a campanha ''Amo Minha Terra, Torço Pelo Meu Estado'', um projeto que destaca e exalta o amor e o respeito dos paranaenses pelo seu Estado. A campanha está sendo realizada com veiculação em diversas mídias e está presente por todo o Estado durante o Paranaense 2012.

Folha de Londrina  por Rubens Chueire Jr
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...