Pages

Subscribe:

Em noite de gala, torcida conhece livro “Eternos Campeões


Em noite de gala, torcida conhece livro “Eternos Campeões”  - Foto: Geraldo Bubniak - arquivoO Coritiba recebeu mais um presente nesta quarta-feira (31), fechando o mês em que o clube comemora 103 anos de história. O Grupo Helênicos lançou a obra “Eternos Campeões” que narra a trajetória do clube alviverde ao longo dos anos. O lançamento, no Museu Oscar Niemayer, foi cercado de muita emoção e também muitas recordações. “Eu queria dar um abraço fraternal a essa equipe maravilhosa, que de forma anônima, trabalha em prol do Coritiba e registra nesse livro o que se tem de mais puro em toda a história”, declarou o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, que inclusive assina a apresentação do livro, no lançamento da obra. “É um trabalho maravilhoso que deixa essa história eternizada para que novas gerações possam levar adiante essa intituição”, emenda.
Em 484 páginas e com aproximadamente 450 fotos – algumas inéditas – momentos especiais da história do Coxa são contados por personagens muito especiais. Narrativas de 140 atletas importantes contam com riqueza de detalhes a história de mais de cem anos do clube mais tradicionaldo Paraná.

Entre os atletas, Aroldo Fedato, 88 anos, que jogou no clube alviverde entre 1943 a 1958, até personagens do elenco atual, como o craque Alex, entre tantos que honram a camisa alviverde.

“Eternos Campeões” foi uma forma que o grupo encontrou para resgatar a história de conquistas alviverdes. “Hoje a gente fala em 36 títulos de Paranaenses, mas eles só existem porque no início do século passado aqueles atletas foram ganhando os campeonatos. Se eles não ganhassem, a gente não diria que tem o maior número de títulos”, explanou Guilherme Straube, membro do Grupo Helênicos.

Embora esta publicação seja considerada oficial pelo clube, não se pode dizer que a história do Coritiba está contada na sua íntegra, pois o que é contado nas páginas de “Eternos Campeões” são as grandes conquistas e maiores feitos coritibanos apenas dentro de campo. Segundo os Helênicos, as maiores conquistas do Coritiba no gramado com certeza estão registradas ali ao longo dos 140 capítulos do livro.

A produção do livro
O desenvolvimento de “Eternos Campeões” começou em 2008 com as pesquisas sobre o centenário coxa-branca. No entanto, o grupo de pesquisadores logo notou que era muita informação a se tabular e viu a necessidade de transformar todo esse trabalho em uma publicação mais extensa. “Em 2009, no centenário, quando as “Efemérides” saíam diariamente no jornal, veio muito material da comunidade. A gente foi recebendo esse material, organizando, colocando em pastas de ano, de época, de jogador”, explicou Straube, sobre o início da produção.

Conforme os cálculos do Grupo Helênicos, ao longo de seus 103 anos, já são mais de três mil atletas que vestiram a camisa do Coritiba. Desses, 140 estão nas páginas de “Eternos Campeões”. E, para que os dados dos jogadores fossem precisos, foi necessária árdua pesquisa durante os quatro anos de produção. “Nossas fontes foram revistas, jornais e eventualmente informação que vem de boca a boca e a ajuda de muitas famílias dos jogadores”, explicou o historiador.

Vendas iniciam nesta quinta
Quem esteve presente no lançamento do livro pôde adquirir os primeiros exemplares de “Eternos Campeões”. E agora, os torcedores coxas-brancas poderão garantir a obra em três locais de vendas. No Memorial do clube as vendas já iniciam nesta quinta-feira, mas também é possível comprar pelo site www.eternoscampeoes.com.br.

Fonte Assessoria de Imprensa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...