Pages

Subscribe:

Justiça libera 17 torcedores que estavam presos em Joinville

Albari Rosa/ Gazeta do Povo / Torcedores de Vasco e Atlético em briga registrada no último jogo do Brasileiro 2013
Dezessete torcedores envolvidos no confronto generalizado entre atleticanos e vascaínos, em Joinville, em dezembro do ano passado, foram liberados da prisão nesta segunda-feira (19). A decisão que concede liberdade aos brigões foi assinada pela juíza substituta da 1ª Vara Criminal da Comarca de JoinvilleLuciana Lampert Malgarim. O ex-vereador Juliano Borghetti está entre os liberados.
Um pedido de revogação havia sido negado no último dia 10, mas acabou reconsiderado pela Justiça. Os advogados de defesa argumentaram que a prisão não era necessária, pois os acusados se apresentaram à polícia voluntariamente. Além disso, ainda não há data prevista para audiências sobre o caso.A decisão que concede liberdade aos torcedores, no entanto, proíbe a presença deles em jogos de Atlético e Vasco. Duas horas antes das partidas dos clubes, eles terão de se apresentar a uma delegacia de polícia e permanecer no local até duas horas depois dos duelos. Os acusados também estão proibidos de ausentar-se da cidade onde residem por mais de oito dias.
O confronto
Torcedores de Atlético e Vasco protagonizaram cenas de selvageria ainda durante o primeiro tempo do duelo entre as duas equipes, na última rodada do Brasileiro, em 8 de dezembro. Ainda no dia do jogo, três vascaínos foram presos em flagrante.
As imagens de violência repercutiram nacionalmente e internacionalmente. Cinco dias após a partida, o STJD puniu o Atlético com a perda de 12 mandos de campo, sendo seis com portões fechados, além de uma multa de R$ 140 mil. O Vasco perdeu oito mandos, sendo quatro com portões fechados, e uma multa de R$ 80 mil.
Em 19 de dezembro, as polícias de Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro deflagraram a operação “Cartão Vermelho”~. Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão e 25 foram cumpridos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...