Pages

Subscribe:

Saiba como será a Chave Ouro, Primeira e Segunda Parte



Depois de uma longa disputa no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futebol de Salão, a fórmula do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro foi oficializada. Confira como será a disputa do maior campeonato do salonismo paranaense.
Disputa em duas partes
A principal diferença entre as fórmulas de 2010 e 2011 é que neste ano o campeonato é dividido em Primeira Parte e Segunda Parte. Na Primeira Parte, disputada no primeiro semestre, participam 13 equipes - as equipes que jogam a Liga Futsal (Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Umuarama) estão dispensadas desta disputa. Na Segunda Parte, disputada no segundo semestre, as 16 equipes entram no campeonato.
Fórmula de disputa da Primeira Parte
As 13 equipes participantes (Guarapuava, Paraná Clube, Marreco Futsal, Ciagym Maringá, Campo Mourão, Palotina, Foz Futsal, São Miguel, São Lucas Paranavaí, ACF/Corbélia, São José Futsal, Quedas do Iguaçu e Cianorte Futsal) jogam entre si em turno único - assim cada time jogará seis partidas em casa e seis fora. Os oito melhores se classificam para as quartas de final e assim sucessivamente até a final.
Nos play-offs será utilizado o cruzamento olímpico (1º contra o 8º, 2º contra o 7º, 3º contra o 6º e 4º contra o 5º), com a equipe com melhor campanha na primeira fase decidindo em casa o segundo jogo até a final da competição.
Outra diferença é que na fase de play-offs não haverá jogo extra em caso de empate e sim uma prorrogação com dois tempos de cinco minutos. Persistindo o empate,decisão por pênaltis. Também não será considerado o saldo de gols como critério de desempate. Por exemplo, se a equipe A vencer o primeiro jogo por 5x0 e a equipe B vencer o segundo por 1x0, haverá prorrogação, iniciando com o placar zerado.
Pontos positivos da Primeira Parte
Com as equipes da Liga dispensadas do estadual, espera-se que o estado do Paraná seja melhor representando na primeira fase da Liga Futsal, afinal não haverá maratona de jogos para estes clubes, embora ista não seja uma garantia de que os resultados serão melhores efetivamente.
Outro ponto benéfico da fórmula é para os clubes “pequenos”. Antes, aqueles que não se classificavam para a segunda fase ficavam todo o segundo semestre sem jogar, agora estes clubes poderão retornar na Chave Ouro Segunda Parte, porém, há aqueles que ficarão sem atividades durante os play-offs da Chave Ouro Primeira Parte.
Pontos negativos da Primeira Parte
Uma das principais críticas a este modelo de fórmula é que as equipes da Liga podem entrar no meio do campeonato e serem campeãs, ferindo a isonomia da competição. Além disso o prêmio para o campeão da primeira fase não é dos mais atrativos: uma vaga na Liga Sul e isenção da taxa de inscrição do ano seguinte (cerca de R$ 1.500,00). Outro ponto negativo é que as equipes que estiverem mal na classificação da primeira parte poderão abandonar a competição, atuando com equipes juvenis por exemplo ou deixando de comparecer aos jogos, pois não há o perigo destas caírem para a Chave Prata, o que pode contribuir de forma negativa para o nível técnico da competição.

Segunda Parte
As 16 equipes (13 da Chave Ouro Primeira Parte e 3 da Liga Futsal) serão divididas em dois grupos de oito que jogam em turno e returno, fazendo assim, sete jogos em casa e sete jogos fora. A composição dos grupos será definida pela classificação das equipes na 1ª fase da 1ª parte, da seguinte forma:
Grupo A: 1º, 4º, 5º, 8º, 9º, 12º e 13º da Primeira Parte e a pior equipe paranaense da primeira fase da Liga Futsal (exceto o Colégio Londrinense que joga a Chave Bronze).
Grupo B: 2º, 3º, 6º, 7º, 10º, 11º da Primeira Parte e os dois melhores paranaense da primeira fase da Liga Futsal (exceto o Colégio Londrinense)
As quatro melhores equipes de cada grupo passam para as quartas de final e as últimas colocadas em cada um dos grupos serão rebaixadas para a Chave Prata de 2012.
Nesta item o regulamento da Chave Ouro Segunda Parte não deixa claro como será a formação dos jogos das quartas de final, pois o texto da entidade prevê novamente um cruzamento olímpico do 1º ao 8º colocado, mas não explica se esta será uma classificação geral da Segunda Parte, não considerando as classificações dentro dos grupos A e B. Provavelmente esta é a alternativa correta e não um cruzamento clássico como por exemplo 1º do A contra 4º do B e assim por diante.
Novamente não haverá jogo extra e, em caso de empate, prorrogação e pênaltis, assim como na primeira parte em todos os jogos dos play-offs até a final.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...