Pages

Subscribe:

Evandro anuncia novidades para o esporte Paranaense


Secretario Evandro
O esporte pode ser amador, mas a gestão tem que ser profissional. Palavras do secretário de Esporte do Paraná na abertura da sua palestra sobre “A Política Estadual de Esportes e Lazer do Paraná”, na tarde dessa sexta-feira (30/9), no Centro de Educação Física e Desporto – CEFE – da Universidade Estadual de Londrina, em Londrina. Evandro falou para um público formado por secretários de esporte da região Norte, professores e acadêmicos da UEL.
E dentro deste profissionalismo, Evandro Roman anunciou o patrocínio da empresa automobilística Renault para a transmissão da TV Educativa dos Jogos da Juventude do Paraná, de 7 a 16 de outubro, em Campo Mourão, e também dos Jogos Abertos do Paraná, de 11 a 20 de novembro, em Toledo. Haverá boletins e transmissões de partidas da Divisão A, disse o secretário.

Roman também anunciou que a Copel e Sanepar, além de outras empresas que serão anunciadas brevemente, também auxiliarão a nova etapa do esporte do Paraná, que segundo o secretário, terá uma impulsão depois de 12 anos de uma outra política adotada
Para Roman quem trabalha no setor público, concursado ou não, “tem que gostar de gente”. Por isso, disse Evandro, a base esportiva, ou seja, o esporte escolar será bastante impulsionado . Será a base de uma pirâmide, “que vem a culminar com o esporte olímpico, passando pelo esporte universitário´”. Evandro falou em apoiar também outras modalidades, como as lutas olímpicas que tantas medalhas distribuem em Olimpíadas como judô, tae-kwon-do e karatê.
 
Mais regionais
Evandro também informou que o estado será dividido em 12 regionais esportivas e para o ano que vem a novidade no calendário esportivo será o Parajaps, que a princípio, deverá reunir cerca de mil atletas participantes. Segundo Evandro, “o esporte paraolímpico também deverá ter o apoio da iniciativa privada, num movimento do governador Beto Richa e do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.
Evandro ainda anunciou que o Projeto Viva o Verão está sendo definido e para o próximo ano deverá ganhar uma outra conotação “atingido todo o estado”. Ele também disse que a partir de janeiro de 2012 já estará em funcionamento a Secretaria de Esportes do Paraná, que tem no momento os últimos trâmites políticos para o seu retorno.
Roman acrescentou que está correndo atrás, “batendo de porta em porta” junto ao Comitê Olímpico Brasileiro buscando recursos financeiros nas leis federais.
Mas outros projetos estarão fazendo parte da nova secretaria como o destinado ao combate da obesidade infantil, combate ao câncer e educação no trânsito.

Atletismo
Evandro falou que inicialmente 12 pistas de atletismo serão construídas no Estado, beneficiando várias regiões, mas que este número poderá aumentar para 22. Nestes locais também será desenvolvido o projeto de miniatletismo. O secretário também informou que já existe um acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo para a criação de uma cidade (a ser escolhida, denominada Cidade do Atletismo, com ênfase para provas de arremesso e lançamento de peso e corrida de obstáculos tudo visando a formação de atletas olímpicos.
Também haverá incentivo ao projeto Movimentando o Paraná, com caminhadas visando melhorar a saúde do paranaense. Outra novidade foi o anunciou do Prêmio Orgulho Paraná que deverá ter a sua festa no fim do ano premiando os atletas e os que ajudaram a fazer a história dos jogos oficiais (Escolares, Abertos e Juventude). Segundo Roman falta apenas o acerto com uma rede de televisão para o anuncio de todo os detalhes.
 
Instituto
Outro fato novo para o esporte paranaense será a criação do Instituto Paranaense de Ciência e Esporte – IPCE “para que o atleta criado no Paraná, não precise ir embora para dar sequência a sua carreira”, frisa o secretário.
Com relação a Lei de Incentivo ao Esporte, o assunto está sendo tratado junto a outras secretarias, disse o secretário, que espera seguir o caminho já trilhado por São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro que destinam um percentual da arrecadação para o esporte. Roman disse que para o ano que vem, a Secretaria estará trabalhando com um orçamento próprio que poderá trazer mais desenvolvimento ao esporte paranaense.
Sobre a construção de uma arena multiuso em Curitiba, Evandro falou que “ainda faz parte dos planos”.
Evandro frisou que o governador Beto Richa o incumbiu de fazer a parte técnica do esporte, ficando a política para ele (governador).
Educação Física
Antes da palestra de Evandro Roman houve a do professor Antônio Eduardo Branco, presidente do Conselho Regional de Educação Física-PR, que falou sobre “Os legados do profissional de Educação Física e o mundo do trabalho”. Ele anunciou a criação da medalha do mérito de Educação Física que leva o nome de Reinaldo Ramon, um dos fundadores dos Jogos Abertos do Paraná.Por: Jairo Gomes      
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...