Pages

Subscribe:

Furacão cumpre primeira etapa do regulamento

Atlético-PR vence ACP e leva o primeiro turno - Foto: Divulgação Leila Lima
Divulgação Leila Lima
Quase três meses após ser rebaixado para a Segunda Divisão do Brasileiro, o Atlético conquistou o primeiro turno do Paranaense e cumpriu a primeira etapa da árdua tarefa de dar a volta por cima. A vitória por 3 a 1 contra o Paranavaí, fora de casa, e o empate entre Arapongas e Cianorte, por 1 a 1, coroaram ontem à tarde uma campanha que reconstruiu um time que terminou 2011 esfacelado.Com oito vitórias, dois empates e uma derrota, o Rubro-Negro somou 26 pontos em 11 jogos e teve a melhor defesa da competição, com apenas cinco gols sofridos, e o segundo melhor ataque, com 26. Além de garantir uma vaga em caso de decisão – se vencer o segundo turno, o Furacão é campeão direto – a conquista serviu para resgatar a autoestima da torcida e dos próprios jogadores. De time cercado de desconfiança, o Atlético concluiu a primeira fase como a equipe que apresentou o melhor futebol do campeonato.

Os ingredientes para a mudança foram sendo adicionados aos poucos. A filosofia ofensiva do técnico Juan Ramón Carrasco, que adotou um esquema com três atacantes, tem sido a base do sucesso. Jogando da mesma maneira, tanto dentro quanto fora de casa, o Furacão conseguiu criar um padrão e dar ritmo a jogadores, até então, renegados.
Os atacantes Bruno Mineiro, que terminou o primeiro turno como artilheiro com oito gols – ao lado de Henrique, do Cianorte – Bruno Furlán e Ricardinho ressurgiram após seguidos empréstimos para outras equipes e se consolidaram à frente da postura exigida pelo uruguaio.
A aposta nos jovens também tem surtido efeito. Ao todo, 60% do atual grupo é formado nos campos do CT do Caju. A juventude, mesclada com a experiência de jogadores como Marcinho e Ligüera, formou um caldo diferente. “Estamos construindo uma equipe e isso leva tempo, infelizmente o futebol não nos permite esperar muito, por isso os resultados são tão importantes”, declarou o diretor de futebol do clube, Sandro Orlandelli.
No entanto, apesar da euforia, os próprios jogadores sabem que ainda há um longo caminho a percorrer para consolidar a reconstrução. “Estamos começando o ano bem. Isso dá mais moral e tranquilidade para os garotos, porque sabemos que o caminho é longo”, alertou o meia Marcinho.
O próximo desafio já será na próxima quarta-feira, contra o Londrina, no Estádio do Café, na largada do segundo turno.
Vestiário
Jovens comandam a reação

Se no início do ano a responsabilidade para a difícil temporada atleticana tinha tudo para cair sobre os ombros de veteranos, como Paulo Baier, Marcinho e Guerrón, após o fim do primeiro turno, ao que tudo indica, serão os garotos que deverão segurar a bronca. Com personalidade, jovens como o volante Deivid, o zagueiro Manoel e o lateral-esquerdo Heracles, têm sido os líderes rubro-negros dentro de campo.
Apesar do esquema de rodízio da braçadeira de capitão, Manoel foi o escolhido para levantar a taça após a vitória contra o Paranavaí. O “comandante”, que fez aniversário ontem, espantou a euforia e preferiu manter os pés no chão após a conquista. “É um princípio de um trabalho, de um projeto que o Atlético tem para 2012. Temos que continuar lutando, porque se conseguirmos conquistar o segundo turno será melhor ainda”, afirmou o zagueiro, de 22 anos.
Fonte:gazetadopovo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...