Pages

Subscribe:

Futsal Chave Ouro: Pré-arbitral realizando em Marechal Cândido Rondon, prevê que a competição terá o mesmo formato por três anos.


Na manhã deste sábado (dia 8) dirigentes das equipes da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal se reuniram na cidade de Marechal Cândido Rondon, onde realizaram um pré-arbitral que deixou bem encaminhado várias discussões sobre o campeonato do ano que vem. Apenas as equipes de Corbélia e Ivaí não tiveram representantes na reunião.
A principal pauta do encontro era a fórmula da competição que teve três formatos distintos nas últimas temporadas. O presidente do Clube Atlético Deportivo, José Válter Liberato, apresentou uma sugestão fórmula parecida com a de 2010 que foi bem recebida pelas demais equipes, sendo aprovada por 11 votos contra 3.
Nesta fórmula, as 16 equipes jogam entre si em turno único classificando as 12 melhores para a segunda fase, onde são divididas em dois grupos de 6, jogando em turno e returno. As quatro melhores de cada chave passam para a fase de play-offs, que acontece em duas ou três partidas (Quartas de Final, Semifinal e Final).


As quatro equipes que não passarem para a segunda fase realizarão um quadrangular para definir os rebaixados para a Chave Prata.



Com este formato o campeão jogará de 31 a 34 partidas. A data de início deverá ser em 16 de março. A primeira rodada deverá ter os seguintes jogos:



Marechal x Foz Futsal
Cascavel x Ivaí
Maringá x Toledo
Umuarama x Campo Mourão
Unipa x Corbélia
Pato Futsal x São Lucas
Guarapuava x Quedas do Iguaçu
Ponta Grossa x Marreco



O presidente Liberato do Guarapuava se mostrou contente com o resultado da reunião, que retomou a antiga fórmula do estadual: “Agora sim, o campeonato valera desde a sua primeira fase, com jogos decisivos e emocionantes a cada rodada. Agora é arregaçar as mangas e começar a montar o time,” postou o dirigente via Facebook.



Pendências



Ficaram em aberto duas questões: os clubes não aceitam que haja convite para equipes da Chave Prata em caso de desistências de equipes que já estavam na Chave Ouro em 2012. Convites apenas seriam admitidos se houver desistência do campeão ou do vice da Chave Prata 2012.



Com isso o Paranaense poderá ter menos de 16 equipes em caso de desistências. Com isso ficou o empasse de como seria definido o rebaixamento neste caso. Esta questão deverá ser resolvida em fevereiro de 2013, no arbitral em Cascavel.



Paralisações



A exemplo dos últimos anos o Campeonato pára nas fases regional e final dos Jogos Abertos do Paraná. Além disso, a tabela só será divulgada depois de anunciada a tabela da Liga Futsal, que deverá ter a participação de quatro equipes paranaenses: Cascavel, Copagril, Maringá e Umuarama.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...