Pages

Subscribe:

Regulamento do Paranaense tem a primeira polêmica

Mantendo a tradição, o regulamento do Campeonato Paranaense 2011 já tem a primeira polêmica. Na decisão do título entre os campeões dos dois turnos, não haverá vantagem de saldo de gols. Ou seja: se um time "A" a vencer um time "B" por oito gols de diferença, e se o mesmo time "A" perder para o time "B" por 1 a 0 no segundo jogo, a disputa do título vai para os pênaltis. Foram sete votos a três. Atlético, Iraty e Paraná foram contrários, pois queriam o critério de saldo de gols. O Coritiba se absteve. O advogado Lucas Pedroso, representante do clube na reunião, tentou contato telefônico com o coordenador de futebol, Felipe Ximenes, que estava em viagem com o time, que retornava de Brasília. Como não conseguiu, ele se absteve, já que seria vencido. Posteriormente, em ata, o Alviverde declarou que seria favorável ao critério de saldo de gols. O Paranavaí não mandou nenhum representante ou procurador. A tabela do campeonato não foi divulgada pela (FPF)


Reunião passo a passo

O Arbitral começcou por volta das 10h37 e com EXCLUSIVIDADE  o Jornalista Esportivo  ANTONIO ABELARDO esteve acompanhando todos os acomtecimentos , representantes dos 11 clubes da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense(  sem o Paranavaí) Além do regulamento da competição, estão na pauta do arbitral finanças, vistoria dos estádios, arbitragem e transmissão de televisão. Para evitar um novo vexame como foi o supermando, aprovado em 2009, (regulamento assinado pelos clubes previa que o melhor time da primeira fase jogaria a etapa decisiva com o mando de campo), membros do departamento jurídico de todos os clubes participantes estão presentes à reunião.

Na tela para ter não desculpa

Em um telão, os representantes dos clubes analisam item por item do regulamento para evitar novo deslize como supermado, aprovado com o aval dos clubes há dois anos.
Campeão, rebaixados e melhor do interior

Já está definido que o campeão de cada turno estará garantido na decisão. Se um clube vencer os dois turnos leva o título direto. Na final, se houver, não haverá vantagem de saldo de gols.

Para conhecer os dois rebaixados à Segunda Divisão de 2012 e o mais campeão e vice do interior, que decidirão título do interior, vale a classificação geral dos dois turnos.

Recomendação da Fifa é praticamente descartada
Além disso, está praticamente descartada a utilização de árbitros auxiliares atrás dos gols, como sugeriu a Fifa após polêmicas da Copa do Mundo da África do Sul.

* Em disputa apertada, clubes aprovaram decisão de título do Paranaense sem vantagem de saldos de gols. Ou seja, ganhar um jogo por 8 a 0 ou por 1 a 0, por exemplo, vale a mesma coisa.

Ouça as entrevistas realizadas pelo Jornalista Antonio Abelardo que foi ao ar no Programa Esporte total da Rádio Colméia am 650



Simplificando




Coritiba, Atlético, Iraty, Paraná Clube, Operário, Paranavaí, Corinthians Paranaense, Cascavel, Cianorte, Rio Branco, Roma Apucarana e Arapongas



Fórmula

Clubes jogam entre si em turno e returno. O título será decidido entre o campeão do turno e o campeão do returno. Caso uma mesma equipe vença turno e returno, será declarada campeã paranaense de 2011.

Decisão

Campeão do turno e campeão do returno chegarão zerados nas duas partidas da final. Será campeão aquele que ganhar um jogo e empatar o outro. Em caso de vitória para cada um dos times, o título será decidido nos pênaltis. Campanha geral e saldo de gols não servem para critério de desempate.

Datas
O campeonato começa dia 16 de janeiro e termina dia 15 de maio.

Tabela
Sairá só em novembro.

Rebaixados
As duas equipes que somarem o menor número de pontos, considerando turno e returno, estarão rebaixadas para a Divisão de Acesso de 2012.

Campeão do interior
As duas equipes do interior que somarem o maior número de pontos, considerando turno e returno, farão a “final do interior” em dois jogos. Campeão e vice se garantem na Série D de 2011, caso não estejam em outra série da CBF, e na Copa do Brasil de 2012. Para esta decisão, campanha geral e saldo de gols não servem para critério de desempate.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...