Pages

Subscribe:

Regulamento do Paranaense agrada times do interior

A fórmula de disputa do estadual de 2011 será a mesma do Campeonato Brasileiro. As 12 equipes da competição vão se enfrentar em turno e returno. O campeão será conhecido através dos pontos corridos. A nova forma de disputa aumenta as chances de uma surpresa do interior, já que os times da capital se reapresentam para a pré-temporada pouco antes do início do Paranaense.
O técnico do Paranavaí, Rogério Perrô, analisa a fórmula de disputa como a mais justa que poderia ser adotada. “É um campeonato mais justo e também mais longo. De toda maneira, até o mês de maio todas as equipes vão disputar o campeonato”, explica. “Todas as 12 equipes estão bem condicionadas e existe chance para todos.”
Sobre as chances do interior, Perrô acredita que o Paranaense pode ter surpresas, já que, segundo ele, o interior está cada vez mais fortalecido. “Por ter menos equipes, os times investiram um pouco mais. Existiram mais opções na escolha dos atletas. Nós, aqui no Paranavaí, estamos fazendo um trabalho humilde, com um financeiro um pouco a baixo dos outros, mas com um time muito forte e tem tudo para chegar.”

Na opinião do técnico do Cianorte, Ronaldo Bagé, a grande opção do campeonato por pontos corridos é a recuperação que um time pode obter. “Assim fica igual para todos. Não é fácil, mas dá tempo para time se recuperar”, comenta. “Por exemplo, se a equipe perde para um time no primeiro turno, ela tem a chance de se recuperar porque vai jogar de novo contra o mesmo time no segundo turno.”
Richard Malka, treinador do Roma de Apucarana, pensa um pouco diferente de Bagé. Com 12 times no campeonato, o técnico acredita que o início da competição será importante para tirar as chances dos clubes da capital. “Os grandes, devido ao calendário, tem um pouco mais de dificuldade, já que o elenco acaba se reapresentando um pouco mais tarde”, analisa. “Isto deve ser de maior valia para os clubes do interior, já que no início da competição os grandes não vão estar com a força máxima.”

 Para Malka, a ambição do Roma de Apucarana é menor que a dos demais clubes interioranos. Segundo ele, o primeiro pensamento é não cair. “Nós temos que ter a humildade de saber que viemos de uma 2ª divisão, enquanto os times da Primeirona já possuem uma estrutura boa”, diz. “Claro que se o Roma ficar nas primeiras posições, o primeiro objetivo, que é de não ser rebaixado, estará próximo de ser alcançado.”
O Paranaense de 2011 começará no dia 16 de janeiro. Os três times citados na reportagem começam o estadual em casa: O ACP recebe o Cascavel, já o Cianorte enfrenta o Iraty e o Roma encara o Rio Branco de Paranaguá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...