Pages

Subscribe:

Operação para Atletiba contará com 800 policiais


Aniele Nascimento / Gazeta do Povo / Reunião no quartel da Polícia Militar definiu o esquema de segurança para o primeiro Atletiba do ano
O esquema de segurança para o primeiro Atletiba de 2013 vai contar com cerca de 800 policiais, alocados no local da partida e em pontos estratégicos da cidade para coibir brigas entre torcedores e atos de vandalismo. A partida será realizada no próximo domingo (24), às 16h, no Couto Pereira.
Os detalhes da estratégia de segurança para o jogo foram acertados na manhã desta quarta-feira (20) no quartel central da Polícia Militar (PM), com a presença de representantes dos dois clubes, das torcidas organizadas tanto do Alviverde quanto do Rubro-Negro, além de integrantes da Polícia Civil, do Tribunal de Justiça e da Guarda Municipal.A operação terá início às 9 horas da manhã de domingo
, com o bloqueio da Rua Floriano Essenfelder, via de acesso da torcida atleticana ao Couto Pereira. A partir das 11 horas, outros 16 pontos do entorno do estádio serão bloqueados, sendo permitido o acesso apenas dos moradores identificados e de torcedores com ingressos em mãos. Nem a circulação de vendedores ambulantes será permitida na região.
O policiamento será reforçado em pontos considerados críticos pela PM, como explica o chefe de planejamento do 12.º Batalhão da PM e coordenador da Operação Futebol da Polícia Militar, omajor Alex Breunig. “Damos atenção nos terminais de ônibus e eixos do transporte coletivo, em que teremos a ajuda da Guarda Municipal. Alguns dos pontos críticos são os terminais de Santa Felicidade, no Umbará, Uberaba, a Avenida Manoel Ribas, e o eixo da Avenida Sete de Setembro, a Praça Ouvidor Pardinho.”
A torcida do Atlético será escoltada pela PM desde a Arena até o local da partida, em percurso ainda não divulgado, para evitar confrontos. O serviço de inteligência da PM também monitora as redes sociais na internet em busca de brigas marcadas pela rede de computadores.
O delegado titular da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) da Polícia Civil, Clóvis Galvão Gomes, destaca ainda que a revista aos torcedores na entrada do Couto Pereira será rigorosa.
“Duas horas antes e duas horas depois do jogo, teremos o Juizado Criminal Especial no próprio estádio, para processar e julgar imediatamente as ocorrências na região do Alto da Glória. Não permitiremos fogos de artifício e teremos uma revista rigorosa para evitar o que hoje é o maior problema dentro do estádio: as drogas”, afirma.
Punir a depredação de ônibus e pontos de ônibus será outro foco da operação da Polícia Civil, destaca Gomes. “Temos um esquema com a Guarda Municipal para autuar em flagrante quem causar danos ao patrimônio público, em que a pena é dois anos de reclusão”, diz.
Em acordo entre os dois clubes, a torcida organizada do Atlético Os Fanáticos poderá ir ao clássico uniformizada e levar uma bandeira. Como o Furacão ainda não definiu o local do Atletiba do returno, as torcidas decidiram por não permitir o uso de instrumentos de percussão do visitante, por não haver certeza que a cortesia poderá ser retribuída no próximo clássico, marcado para 21 de abril.
Fonte: Gazetadopovo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...