Pages

Subscribe:

Paranaense será disputado em turno único e mata-mata decisivo

Jonathan Campos / Gazeta do Povo / Arbitral definiu a fórmula da centésima edição do Paranaense
A fórmula do Campeonato Paranaense 2014 foi definida oficialmente nesta segunda-feira (11) em arbitral da Federação Paranaense de Futebol (FPF) com representantes dos 12 clubes participantes - Arapongas, Atlético, Cianorte, Coritiba, J. Malucelli, Londrina, Metropolitano Maringá, Operário, Paraná, Prudentópolis, Rio Branco e Toledo. O pontapé inicial do torneio deve ser dado no dia 19 de janeiro e a partida decisiva ficará para 13 de abril. Com sete datas a menos do que a última edição, o campeonato terá 11 rodadas na primeira fase, em turno único. Oito clubes se classificam para o mata-mata que decidirá o campeão, com seis datas. Nas fases de quartas de finais, semifinais e final não há critério de gol fora de casa. Portanto, se um confronto terminar com os resultados de 0 a 0 e 2 a 2 , por exemplo, o classificado será conhecido nos pênaltis. Já os dois clubes rebaixados serão conhecidos em um quadrangular com as quatro piores equipes da primeira fase.

Os dois times que mais pontuarem na primeira fase e no mata-mata se classificam à Série D do Campeonato Brasileiro. A tabela do Estadual, no entanto, será divulgada no dia 19 de novembro, prazo máximo de acordo tom o Estatuto do Torcedor.
“Tivemos várias ideias de fórmulas, até de dois grupos com seis clubes. Mas houve reclamação com relação à força das chaves e chegamos à conclusão de que era melhor fazer um turno só com 11 partidas e oito times se classificando para o mata-mata”, explicou o presidente da FPF, Hélio Cury.
O novo formato do Paranaense já havia sido pré-estabelecido em votação entre as equipes há duas semanas. Para mudar o regulamento em relação ao ano passado, a FPF precisou de uma autorização do Conselho Nacional do Esporte. A alteração foi necessária devido à realização da Copa do Mundo no Brasil, que acontece entre 12 de junho e 13 de julho.
“Dentro do nosso planejamento, essa redução para sete data foi muito interessante porque temos o ganho técnico e podemos nos preparar para o Nacional. Estamos muito satisfeitos com essa nova formula”, disse o superintendente do tetracampeão Coritiba, André Mazzuco, ao final do arbitral.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...