Pages

Subscribe:

Chave Ouro: Favoritos fora das semifinal

Marechal e Umuarama, os últimos campeões do Paranaense, estão fora da briga em 2010
 
Além de mostra muito equilíbrio em quadra, o Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Ouro, vem se mostrando surpreendente a cada rodada. Na edição deste ano teremos um campeão diferente dos últimos quatro anos, pois as equipes do Marechal Cândido Rondon, atual campeão do Estado, e do Umuarama, bicampeão de 2007 e 2008, já deram adeus à disputa.
 
O Marechal Cândido Rondon sentiu o peso de jogar duas competições fortes na reta final desta temporada. Ao conseguir bons resultados na Liga Futsal, onde é finalista, a equipe acabou priorizando a competição nacional. O resultado foi uma despedida melancólica do Paranaense, perdendo de 3x0 para o Cascavel em um jogo somente para cumprir tabela. O time rondonense acabou em último lugar no grupo "D" com apenas 4 pontos em 6 partidas disputadas na terceira fase.
 
O Umuarama vinha bem no grupo "C" e poderia até ter garantido sua classificação na penúltima rodada da 3ª fase, jogando em casa contra o Paraná Clube. Mas a equipe do Noroeste empatou em 1x1 e deixou a decisão da vaga para a partida final em Umuarama contra o Guarapuava: Os donos da casa dominavam a partida e venciam por 3x1 há 4 minutos do fim, mas o Guarapuava conseguiu uma surpreendente virada de 4x3, marcando o último gol quando faltavam 30 segundos para o final.
 
Nova ordem
A vitória guarapuavana em Umuarama foi emblemática: O Guarapuava nunca tinha vencido o Umuarama jogando em seus domínios, além de ter sido "barrado" duas vezes (2007 e 2009) pelo rival na briga para chegar às semifinais. A vitória traz uma motivação extra para que a equipe, que está pela primeira vez entre os 4 semifinalistas, consiga chegar à posição mais alta do futsal paranaense.
 
Como o time de Guarapuava, o Paraná Clube também chega como novidade nesta fase. O time da Capital vem se mostrando muito consistente nos jogos em casa e é a grande surpresa das semi, podendo recolocar Curitiba no cenário dos grandes times do futsal do Estado do Paraná. A cidade foi campeã da Chave Ouro apenas na primeira edição do campeonato em 1995 com o Clube Curitibano, de lá para cá o interior sempre dominou o futsal paranaense.
Outra novidade nas semifinais é a presença do Colégio Londrinense, equipe que vem demonstrando um bom crescimento nos últimos anos. A maior façanha do time neste campaonato foi bater o Marechal em pleno Ney Braga e agora o objetivo é seguir surpreendendo os adversários para buscar o título inédito.
 
Cascavel quer voltar ao topo
O único dos quatro semifinalistas que já levantou a taça de campeão do Estado é o Cascavel. A equipe do Oeste foi tricampeã de 2003 a 2005 e vem mostrando muita força e nas fases decisivas do paranaense, diferente da primeira fase, onde a equipe claramente sentiu o peso de jogar a Liga Futsal e a Chave Ouro ao mesmo tempo.
Com o foco apenas na competição estadual, o Cascavel é um grande candidato ao título de 2010, que recolocaria a equipe como maior dorça do Estado do Paraná.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...